viernes, 9 de mayo de 2014

Adoecimento e Trabalho

O trabalho tem uma grande importância na constituição do ser humano. Através do trabalho o homem constrói o mudo que habita e também sofre mudanças a partir disso, desenvolvendo-se. Ao pensarmos na sociedade em que vivemos , capitalista, o trabalho se constitui como um meio para obtenção dos objetos, serviços e demais coisas necessárias a própria sobrevivência.

Ao pensarmos sobre a jornada de trabalho, podemos constatar que boa parte do tempo é passada trabalhando. Dessa forma, o grupo de trabalho também passa a ter valor social para o ser humano. Um espaço onde ele pode expressar seus sentimentos, opiniões e expectativas possibilitando trocas com os outros membros do grupo.

A importância do trabalho não se limita ai, poderiamos discutir muito sobre isso enfocando diferentes pontos, entretanto chama a atenção o fato de que muitas pessoas estão adoecendo por conta do trabalho. 

Como algo tão importante a satisfação das diversas necessidades humanas também pode ser fonte de sofrimento?

A explicação pode ser encontrada no fato de que o rítmo em que o individuo vive e trabalha nessa sociedade em específico, está além de suas capacidades e muitas vezes se sobrepõe a sua vontade.

O homem trabalha em um rítmo frenético, onde a produtividade é medida pelo seu tempo e quantas atividades você consegue fazer nele. A máquina embora nos tenha auxiliado em determinadas coisas, possibilitando ao indivíduo não precisar fazer tanto esforço ou demorar-se tanto em atividades , também possiblitou que o mesmo pudesse fazer mais coisas em um mesmo período de tempo. Tempo este que pode não estar alinhado ao tempo da pessoa e sim ao tempo da máquina, ao tempo de uma sociedade tecnológica que muda constantemente.

A medida que o trabalho exige cada vez mais do individuo o mesmo acaba entrando em um estado de exaustão que culmina com o adoecimento do sujeito. 

A questão da saúde e da doença está situada no equilíbrio. Assim, os excessos bem como a falta podem estar relacionados ao surgimento da doença. Para tanto o profissional deve ser capaz de encontrar um modo de conseguir equilibrar sua vida pessoa e sua vida profssional de modo a conciliar seus objetivos nesse espaço, respeitando seu tempo e limite.

No hay comentarios.: