viernes, 9 de mayo de 2014

Como montar um consultório de psicologia - pessoa física

Boa tarde,

Acabei me distanciando um pouco dos textos, do blog, por conta da demanda de trabalho, afinal trabalhar como psicologa, professora e consultora acaba tomando quase todo o tempo livre.

Desde o início do blog já passei por diversas fases no consultório, porém esta última merece ser comentada, já que será tema de muitas dúvidas para quem esta começando ou mesmo já tem algum tempo de exercício profissional.

Meu consultório atualmente consiste em uma casa de dois quartos situados no centro de Itu. Escolhi me mudar para uma casa e manter o consultório sozinha pela comodidade de poder tomar minhas próprias decisões sem ter que ficar a mercê do que o restante dos profissionais quer ou não fazer ( acho que isso mais atrapalha do que ajuda).

Quando me mudei para esse espaço tive muitas idéias do que queria fazer: oferecer um tratamento diferenciado utilizando o espaço disponível. Para tanto o consultório foi planejado desde a entrada até o "quintal".

A primeira sala é utilizada para fins de terapia, e é onde ficam as poltronas e o divã.
A segunda sala é a sala utilizada para atendimentos psicopedagógicos, onde se situam os diversos materiais gráficos, jogos, mesa e artigos infantis também.

Tenho ainda uma grande recepção, que em breve contará com uma sala de acupuntura; cozinha; e também o quintal.

O quintal foi pensado como um espaço para utilização de materiais como tintas e areia e também para trabalhar o aspecto psicomotor . Para tanto foi feito um pergolado para que tivessemos um espaço com sombra, também há uma mesa com ombrelone e um espaço com algumas plantas incluindo uma horta aromática. Futuramente também contará com um espaço de horta terapêutica.

Assumir o consultório sozinha não foi tarefa fácil, pois além do investimento e custos a documentação exigida é um pouco demorada e trabalhosa.

Aos psicológos que querem se formalizar ou estão começando agora segue a lista:



  • Inscrição na Prefeitura como psicólogo autônomo com local ( para confecção do alvará do consultório) -  inclui pagar o ISS e levar alguma outra documentação como Alvará dos Bombeiros ( R$ 48,00), ART's (R$ 365,00) e taxa de localização R$ 100,00.
  • Alvará da vigilância sanitária - R$ 86,00 - pode ser bastante demorado
  • Inscrição no CNES
  • Pagamento do INSS
Após tudo isso feito, o que pode demorar até 6 meses você já esta formalmente habilitado para iniciar as atividades, não esquecendo do registro no CRP.

Em breve posto as fotos atuais do espaço.


1 comentario:

Cristina dijo...

Elaine. Parabéns pelo consultório! Estou montando o meu. E minha dúvida é se atuando como autônoma vou poder fazer convênios? Você pode me ajudar? Obrigada.

Carla