sábado, 6 de agosto de 2011

Orientação Vocacional


O mercado de trabalho sofreu grandes mudanças nos últimos tempos. Se antes as profissões de maior destaque eram medicina, direito, engenharia, hoje a gama de profissões aumentou consideravelmente.
O adolescente, no momento da escolha profissional deve levar em conta algumas coisas para tomar uma decisão: que tipo de atividades gosta de fazer, ganhos relacionados a profissão, mercado de trabalho, imagem que se tem da profissão, expectativas dos pais e familiares, onde quer estudar, entre outras coisas.
Quando realizo a  orientação vocacional com os alunos  do ensino médio, me deparo com algumas variáveis que eles consideram importantes: salário, possibilidade de emprego, o que meus pais querem que eu seja, matérias estudadas na faculdade e a faculdade. Será apenas isso???
O momento da escolha deve ser trabalhado no sentido de propiciar a pessoa o conhecimento de si mesmo e também das profissões para que este se sinta seguro ao tomar uma decisão. Além disso, deve ficar claro que as escolhas feitas implicam em deixar para traz o que não foi escolhido, porém sempre há possibilidade de mudar.
Muitos adolescentes acreditam que podem escolher a profissão errada e ai reside o maior medo deles. A profissão errada pode não existir, assim como a profissão certa engloba várias possibilidades. Não há um certo e errado bem definido, o que existe são escolhas.
A expectativa dos pais em relação ao futuro dos filhos também influencia muito na tomada de decisão, já que o adolescente quer seguir seu caminho ao mesmo tempo em que não quer "desapontar" os pais. Assim, as dúvidas surgem, muitas vezes por caminhos opostos e o conflito entre aquilo que se quer e aquilo que os outros querem passa a ser determinante.
Durante a orientação vocacional procuramos propiciar ao adolescente a possibilidade de se conhecer, conhecer o caminho percorrido pelo graduando até a formação e as atuações em cada profissão, bem como o mercado de trabalho atual e as expectativas sociais.
As escolhas norteiam nossas vidas, porém saber escolher é o que difere uma escolha que atenda as expectativas de outra frustrante. Quanto mais variáveis e conhecimentos temos do contexto maior a chance de escolhermos acertadamente.

No hay comentarios.: