lunes, 19 de septiembre de 2011

Psicologia e bem estar : quando a saúde vira doença



A saúde hoje é entendida como bem-estar integral da pessoa, seja física, psicológica ou mesmo social. A pessoa é então, compreendida na sua totalidade, onde todos os aspectos devem estar em equilíbrio e harmonia.
A busca pelo bem-estar é uma constante na sociedade atual. Queremos melhor qualidade de vida no trabalho, lazer, procuramos conforto, alimentação balanceada e de qualidade, estudamos cada vez mais, buscamos informações, fazemos exercícios, relacionamentos, etc.
Existe uma pressão social para que estejamos sempre em movimento e que isso seja cada vez mais dinâmico. As mudanças tecnológicas nos impulsionam para esse mundo que se renova a cada instante e que é possível fazer mais coisas em menos tempo. Assim, queremos muitas coisas e queremos quase que imediatamente ao desejo.
De certa forma, o acesso a informação e também o consumo de bens pode nos propiciar algo perto disso, porém nem tudo funciona assim. Os relacionamentos devem ser sempre “cultivados”, o contato com outras pessoas é fundamental para o homem, assim como o cuidado com seu “mundo interior”, com aquilo que está além do físico.
Muito daquilo que se passa conosco internamente pode se manifestar no corpo, principalmente em forma de sintomas : dores de cabeça, tensão, dores de estômago, excesso ou falta de apetite, problemas motores, entre outras coisas.
A diferença entre o estado de saúde e o de doença se encontra na intensidade e freqüência com que apresentamos determinado comportamento. Aquilo que é saudável em excesso pode nos prejudicar. O descontrole emocional pode acarretar situações extremamente desconfortáveis e prejudiciais ao bem-estar da pessoa, levando inclusive a quadros de depressão, estresse, isolamento social.
Muitas vezes, a descoberta de que algo esta errado pode demorar algum tempo e quando de fato percebemos já estamos em uma situação da qual não conseguimos sair sem ajuda.
O cuidado com aquilo que temos de mais singular, nossa personalidade, nosso mundo interno, nossos valores, experiências, deve ser merecedor de atenção, pois é ai que de fatos existimos e por onde podemos nos expressar.
O psicólogo em sua atuação clínica procura auxiliar o sujeito na busca pelo autoconhecimento assim como na construção de um repertório de comportamentos mais saudável, buscando auxiliar na resolução de situações que parecem difíceis de serem superadas, na resolução de conflitos, oferecendo o suporte necessário a pessoa desenvolver suas potencialidades.






No hay comentarios.: