lunes, 12 de septiembre de 2011

Solidão na era da comunicação virtual



 
O advento da tecnologia trouxe consigo mudanças significativas nos relacionamentos. O contato “face a face” passou a ser mediado pelo computador. Se antes conhecíamos pessoas em atividades cotidianas como ir ao trabalho, escola, supermercado, entre outros lugares, hoje não nos preocupamos mais com as pessoas de nosso convívio, mas sim aquelas que conhecemos em grupos e ambiente virtual, onde podemos ser quem quisermos.
O contato mediado pelo computador nos proporcionou concretizar toda e qualquer fantasia, pois nesse ambiente podemos ter características, status, poder, etc que pudermos imaginar e ainda estarmos protegidos pelo “anonimato”. Além disso, quando não quisermos mais é só fechar a tela.
Dessa forma, toda a pressão social em ter e ser, pode ser satisfeita. A menina tímida se transforma em uma mulher poderosa e sedutora, o homem em idade avançada em um jovem, o garoto que se acha pequeno pode ter um corpo invejável. O que dizemos e mostramos na internet condiz muito mais com o que gostaríamos de ser do que o que realmente somos.
Com tantas facilidades de estar em contato com outras pessoas, seja pessoalmente ou em ambiente virtual, a solidão parece mais presente do que nunca, porém esse tema não encontra muito espaço para discussão.
O individualismo presente na sociedade atual, leva ao isolamento das pessoas : estamos cercados por pessoas mas a qualidade dos relacionamentos não é suficientemente boa e o sentimento de estar sozinho no mundo encontra seu lugar.
Quando saímos do ambiente virtual onde somos nossos ideais, a dura realidade de limitações, faltas fica mais evidente, podendo levar o sujeito a sentir-se frustrado com aquilo que tem e que é.
A solidão esta presente em todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Podendo estar relacionada ao isolamento social e a depressão. Nesse caso, a pessoa se encontra em um estágio onde somente a vontade de “sair dessa” pode não ser o suficiente. Assim, o tratamento psicológico pode ajudar a pessoa a construir uma nova
maneira de lidar com pensamentos e comportamentos negativos e desfavoráveis ao seu bem-estar e a encontrar um novo sentido às suas vivências.
Se por um lado a internet facilitou a comunicação, por outro prejudicou os relacionamentos interpessoais. Estamos cercados por pessoas, porém não nos sentimos a vontade para sermos nós mesmo, para expressar nossas opiniões, sentimentos, expectativas, frustrações. O ambiente virtual muitas vezes serve de máscara escondendo o verdadeiro “eu”, suas potencialidades e limitações.

No hay comentarios.: