martes, 5 de julio de 2011

Por que procurar um psicólogo?

Muitos alunos me procuram no sentido de orientá-los quanto a procura de um psicólogo: quando devo procurar um psicólogo? Como é que funciona a terapia ?
O momento para procurar um psicólogo é quando aparece uma necessidade, ou seja, quando há problemas ou dificuldades que parecem impossíveis de se resolver, quando há algum tipo de sofrimento para a pessoa ou mesmo para auto-conhecimento, valorização profissional, orientação vocacional e profissional.
O psicólogo é um profissional preparado para ajudar seja em momentos de conflitos e sofrimento ou mesmo nessa jornada em busca do auto-conhecimento.
Uma das principais funções do psicológo é realizar o psicodiagnóstico no sentido de compreender o funcionamento global do paciente,  a estrutura da personalidade e mesmo a deterioração mental.
Uma outra atividade seria o acompanhamento psicoterapêutico onde o psicólogo adota uma postura de suporte e contenção procurando  criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar e até extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Além disso o psicólogo, na relação terapêutica, não realiza julgamentos mas sim estabelece um vínculo de confiança, compreensão, procurando dar condições para que a pessoa possa ampliar seu campo de visão no sentido de pode "viver" sob novas perspectivas, tomando conhecimento de suas características, potencialidades e limites em prol de seu crescimento pessoal.
Quando recebemos o paciente no consultório, estamos ali, disponíveis as suas expressões e necessidades, escutando-o em sua singularidade.

No hay comentarios.: