jueves, 7 de julio de 2011

TDAH - o que vem a ser?

O TDAH - transtorno de déficit de aprendizagem com hiperatividade é um transtorno neurobiológico que geralmente se manifesta na infância podendo acompanhar o sujeito por toda sua vida. Cerca de 3 a 5 % das crianças podem ter TDAH sendo que em metade dessas crianças o transtorno perdura durante toda a vida, porém com sintomas mais brandos.
Os principais sintomas são:  desatenção, inquietude e impulsividade.
As crianças com esse transtorno em geral tendem a apresentar dificuldades na escola e no relacionamento com os demais colegas e professores, sendo por vezes nomeados por "avoados", "ligados no 220", entre outras coisas. Esses "apelidos" se referem ao comportamento de não pararem quietos por muito tempo.
Já em adultos, podem ocorrer problemas em atividades diárias e profissionais, relacionadas a falta de atenção, memória, inquietação ( onde pessoa só consegue relaxar quando dorme) e impulsividade. A dificuldade em avaliar seu próprio comportamento também leva a uma imagem de que são egoístas, além de ter associado uso de alcool e drogas.
Atualmente há uma maior incidência no dignóstico de TDAH, inclusive há maior prevalência de crianças que chegam aos consultórios psicológicos com esse diagnóstico, muitas vezes inferido por professores ou membros da escola.
Em todo caso, só é possível diagnósticar o TDAH em consulta com um bom profissional, o qual deverá também indicar um tratamento adequado as necessidades do sujeito.

No hay comentarios.: