martes, 5 de julio de 2011

O que é a Psicopedagogia???

Na tentativa de esclarecer o significado do termo "psicopedagogia" podemos incorrer no erro de tentar desmembrar a palavra e dela tirar um significado como : psicopedagogia = psicologia + pedagogia. Entretanto o significado correto não está ai.
A psicopedagogia é um campo de conhecimento relacionado a área das ciências humanas que pretende estudar o processo de aprendizagem e suas possíveis dificuldades. Para tanto, faz uso da integração de vários campos do conhecimento, tais com a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Pedagogia, Neurologia, entre outros. Dessa forma, o papel do psicopedagogo é agir como mediador no processo de apropriação e transmissão do conhecimento em caráter tanto preventivo quanto terapêutico.
A atuação do profissional permeia vários campos como a saúde e a educação, visto que o processo de aprendizagem ocorre em diferentes lugares. Além disso, envolve a família e a comunidade no sentido de orientar quanto as etapas do desenvolvimento.
O profissional encontra-se preparado para atender crianças, adolescentes e até mesmo adultos, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, o trabalho pode ser desenvolvido em escolas, clínicas e  empresas.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da frequência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Em seguida, será feita a anamnese, onde serão coletados dados sobre o histórico do sujeito.
O diagnóstico dura de 8 a 10 sessões e ao término desse será feita uma proposta de tratamento visando atender as necessidades do sujeito.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros.
Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
Na instituição escolar, o psicopedagogo poderá desempenhar as seguintes atribuições:
- ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas;
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.
É importante ainda frisar que o psicopedagogo deve estar sempre buscando aprimorar seus conhecimentos na área a fim de poder proporcionar um atendimento de maior qualidade.

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