O ambiente profissional exige da pessoa uma postura difereciada daquele de quando estamos em casa com nossos amigos e parentes. Uma postura mais séria, coerente, racional.
A luta por uma postura mais adequada é uma luta sem fim dos profissionais, porém se por um lado hoje o trabalhador é visto de uma forma mais humanizada, com necessidades e desejos, por outro continuamos a presenciar conflitos no ambiente de trabalho causados por motivos pessoais e tratados também da mesma maneira.
O profissional como ser humano, tem sentimento e emoções que não podem simplesmente serem deixados de lado no horário do trabalho, porém devem ser administrados em prol da qualidade dos relacionamentos interpessoais.
A competência emocional é de suma importância ao bom desempenho profissional, principalmente aos cargos de maior responsabilidade.
Aqui apresento cinco emoções básicas e sua fisiologia e as consequências :
Sua presença altera os batimentos cardíacos, acelera a respiração, dilata as pupilas e reduz o fluxo de sangue órgãos periféricos, preparando o corpo para a fuga.
Pessoas com medo tendem a fugir de compromissos, evitam desafios e apresentam baixos resultados.
O medo está relacionado com ameaças à sobrevivência.
Simbolicamente, podemos citar algumas situações que causam tal emoção:
• Demissões em massa, que trazem como conseqüência a ameaça constante para aqueles que ficam.
• Estilos gerenciais autoritários.
• Mudanças bruscas no modelo de gestão, sem a devida sensibilização e preparo dos colaboradores.
Quando presente, gera tensão nos músculos, pupilas diminuídas, maior circulação de sangue nos órgãos periféricos, preparando o corpo para a defesa e o ataque.
Pessoas com raiva tendem a manifestar comportamentos agressivos e de revide.
Um ambiente onde impera a raiva é pouco produtivo. A reboque, vem a desconfiança, o ciúme, a inveja e outros sentimentos que interferem sobremaneira no trabalho colaborativo de equipe. Precisamos de times combativos e competitivos, porém unidos pela solidariedade.
Os principais fatores que geram a raiva são:
• Injustiças
• Posturas gerenciais agressivas e desqualificantes.
TRISTEZA
A postura de quem está triste é fechada e voltada para o próprio umbigo. O abatimento, os ombros caídos, a ausência de vitalidade e a ausência do brilho no olhar, indicam tal emoção. Geralmente acontece quando alguém sente uma (ou diversas) perdas.
Como pode alguém preocupado e triste gerar resultados?
A tristeza induz à apatia, à falta de energia e à paralisação da ação. Ambientes muito introspectivos, geralmente carregam esta emoção.
As causas podem ser variadas:
• Perda de status
• Redução do espaço de poder
• Perdas pessoais
ALEGRIA
Quem está alegre apresenta tônus vital elevado, energia, olhos brilhantes, movimento, riso fácil e disponibilidade para agir
Ao encontrar pessoas felizes, percebemos no ar algo diferente: o clima da paixão pelo que se está produzindo. Logicamente, um time alegre, onde a camaradagem se faz presente, tem maiores chances de gerar resultados e contagiar o ambiente com sua ação.
O que faz as pessoas felizes:
• Reconhecimento
• Atitudes éticas e coerentes
• Possibilidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
• Desafios
• Modelos de gestão abertos
• Gerentes e líderes que são exemplo
AMOR
Alegria e amor caminham lado a lado. As duas emoções energizam o ser humano. Porém o amor acalma, faz com que nosso organismo se harmonize, promovendo o bem estar físico
Onde o amor se faz presente percebe-se um “quê” de sagrado. As pessoas se respeitam, se ajudam, preocupam-se com o semelhante, abrem seus corações e suas mentes para um saber compartilhado. A retenção de talentos é facilitada, a gestão do conhecimento corre de forma natural e, consequentemente, os resultados se maximizam.
O que leva um time a amar o que faz:
• Lealdade
• Respeito
• Trabalho significativo
• Sistema de gestão aberto
• Gerentes e líderes que amam o que fazem e são matrizes de identidade
As diversas situações vividas no trabalho nos fazem experenciar diversas emoções, porém a maneira como lidamos com elas é que difere quanto ao bom desempenho profissional e a qualidade dos relacionamentos detro da empresa.
Cabe ao profissional aprender a lidar com suas emoções de modo a utilizá-las a seu favor, em seu benefício, para tanto, o auto-conhecimento se faz necessário.
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