miércoles, 11 de enero de 2012

Como montar um consultório de psicologia

Muitos psicólogos recém formados tem a idéia de montar seu consultório, mas quantas dúvidas não vem junto!!!


Após algum tempo de formada e depois de algumas tentativas não tão bem sucedidas, tentarei passar um pouco da minha experiência na clínica.


Já subloquei sala por período, por hora e hoje tenho a minha sala.
Quando você está iniciando muitas vezes não tem muito dinheiro para investir em mobília e outras coisas, afinal tem que direcionar os recursos. Uma boa opção é sublocar uma sala por hora, o valor fica em torno de R$ 15,00 a R$ 20,00. Tendo um paciente você liga no consultório e agenda aquele horário e paga por ele somente.
Assim, não tem aquele compromisso de pagar por horas que não esta de fato utilizando.
Uma outra opção é sublocar por período, geralmente de 5 horas que podem ser na parte da manha, tarde ou noite. Assim como na opção anterior, você terá a sua disposição uma sala prontinha, mobiliada.
Essa opção acaba sendo um pouco mais dispendiosa e muitas vezes você não consegue utilizar todo o tempo disponível!!
Quanto a alugar uma sala é necessário escolher bem a localização, pois quanto mais fácil o acesso melhor para sua clientela.
Essa opção traz uma certa tranquilidade quanto aos horários, pois você fica livre para estipular os horários disponíveis e quando irá atender, porém demanda um investimento maior em mobília e também gastos um pouco mais altos com aluguel e demais despesas da clínica onde a sala fica localizada.


Quanto a conquista da clientela é necessário fazer divulgação do seu trabalho. Comece pelos cartões, folders, artigos para jornais, visitas a escolas, distribuição do material de divulgação a colegas, amigos, parentes e outros profissionais. Essa é uma conquista lenta, aos poucos conforme for divulgando, as pessoas começam a procurar o trabalho e a trazer mais pessoas.


A mobília necessária depende do tipo de trabalho a ser feito. Como atendo como psicóloga e psicopedagoga escolhi os seguintes itens:
2 poltronas
1 divã
tapete
mesa entre as poltronas com abajur
bau ( para material de estudo)
caixa lúdica
caixa psicopedagógica
mesa
duas cadeiras
outra mesa com abajur
estante
artigos de decoração ( almofadas, quadros, persiana, moringa com água, etc)


A sala precisa ser convidativa, aconchegante. A disposição dos móveis varia de acordo com a necessidade.


A parte da documentação exigem inscrição como profissional autônomo ( feita na prefeitura da cidade), inscrição na vigilância sanitária, inscrição INSS e CRP. Dentre tudo isso há taxas a serem recolhidas.


Além de tudo ainda é importante fazer tanto análise quanto supervisão dos casos atendidos.








9 comentarios:

Juliano Coimbra dijo...

Lindo o seu consultório...
Estou planejando o meu e a ansiedade é muita para vê-lo diante dos meus olhos.

Abraços e sucessos...

Rodrigo Gusmão dijo...

Olá.

Parabéns pelo belo e convidativo consultório. Mas, principalmente, pela simples e objetiva explicação. Nós, recém-formados, agradecemos.

Patricia Lara/Psicologa e Psicopedagoga dijo...

Boa noite. A Psicologia enquanto profissão é um desafio, feito por escolha. Exige organização e objetividade, quesitos que não se aprende no curso de formação, mas na academia da Vida.
Gostei das orientações realistas sobre como montar consultório, obrigada por compartilhar.
No sentindo de compartilhar aceite o convite e venha conhecer o meu Blog "Socializando Psicologia" http://socializandopsicologia.blogspot.com.br/

Giselle Bastos CRP: 05/44770 dijo...

Parabéns!
A sua sala é linda, você teve muito bom gosto e me ajudou muito com sua dica.

Abraços.

Marília Assis dijo...

Olá,
Gostei bastante do texto e fiquei com uma dúvida:

Essas inscrições as quais você se refere competem apenas ao profissional que vá montar seu próprio consultório ou também ao que vai sublocar?

Agradeço desde já!
Marília

Elaine Coimbra dijo...

Boa tarde

As inscrições são feitas também por quem subloca.
Precisa fazer ter o registro no CRP, inscrição como autonomo na prefeitura, pagar o INSS e ainda tem alvará da vigilancia sanitaria e também dos bombeiros!

lanna dijo...

Boa noite, lindo seu consultório e boa explicação. Posso tirar mais uma dúvida? Quanto a formação, apenas com a graduação já é possível montar o consultório ou é preciso pós, mestrado? E concursos, será que não vale a pena? Beijos, obrigada.

Elaine Coimbra dijo...

Ola Ianna,

Com a graduação você já pode montar seu consultório, porém você vai sentir necessidade de continuar sua formação fazendo uma pós ou outros cursos.
Quanto ao mestrado seria mais para quem quer seguir carreira acadêmica.

Obrigada

Damila dijo...

Oi...
Ficou uma dúvida... estou sublocando uma sala para atendimento após as 17h, visto que sou funcionária pública da minha cidade.
Minha inscrição no CRP é como pessoa física... preciso mudar para pessoa jurídica ou não?