viernes, 6 de enero de 2012

A cura pelas Histórias

A criança se utiliza muito dos aspectos imaginativos para poder se expressar e também como forma de dar conta de algo do qual ainda não possuem repertório suficiente para poder ter uma compreensão adequada.
As situações cotidianas geram expectativas e muitas dúvidas a respeito do que é cada coisa, os sentimentos, a maneira de se relacionar com as pessoas, etc. O aprendizado da vida em sociedade se dá gradualmente, sendo ensinado primeiramente na família da criança, depois se estende a escola e também as experiências da criança em relação as outras pessoas.
Os conflitos advindos das mais diversas situações muitas vezes não encontram uma maneira de serem expressos e compreendidos pela criança. Para ela as histórias contadas pelos pais, professores, terapeuta acabam por desempenhar um papel importante na construção dos significados e do aprendizado afetivo. Sejam elas inventadas na hora, ou mesmo contos famosos, as histórias trazem em si situações por vezes muito parecidas com aquilo que a criança esta vivenciando, proporcionando a possibilidade de outras formas de solução da situação conflituosa.
O uso de histórias nos tratamento psicoterapeutico tem se mostrado muito efetivo. Dessa forma, as questões trazidas pela criança são compreendidas pelo terapeuta que se utiliza da base da situação conflituosa e de personagens importantes à criança para elaborar uma história específica para aquela criança. Essa história deve ser capaz de expressar os conflitos que a criança não consegue denominar, além de apresentar uma possível solução para a situação.
A repetição dessas histórias em diversos momentos do dia, inclusive quando solicitada pela criança auxilia-a a construir uma nova perspectiva a respeito daquilo que a esta afligindo, encontrando novas soluções, novos desfechos e possibilidades.
Nessa perspectiva, os pais desempenham um papel importante, no sentido de ampliar o tratamento feito no consultório, dando o suporte necessário ao aprendizado infantil. As histórias recontadas em casa e sua continuação também são importantes para a manutenção da saúde psicológica infantil.

No hay comentarios.: